“Modo Ladrão”: Como Ativar a Proteção Contra Roubo no Android
A segurança dos nossos dispositivos móveis nunca foi tão importante, e o Android trouxe uma novidade que pode aumentar a proteção contra furtos: o “modo ladrão”. Esse recurso, disponível desde o Android 10, foi lançado primeiramente no Brasil e já está disponível para todos os smartphones que utilizam a versão mais recente do sistema operacional.
O que é o “Modo Ladrão”? O “Modo Ladrão” é uma funcionalidade que bloqueia automaticamente a tela do smartphone caso ele seja arrancado de sua mão de forma abrupta. Utilizando inteligência artificial e o acelerômetro do dispositivo – sensor que detecta vibrações e aceleração – o sistema é capaz de identificar uma tentativa de roubo e agir de forma imediata.
Quando a ação é detectada, o celular exibe a mensagem: “Possível roubo detectado: este dispositivo foi bloqueado automaticamente para proteger seus dados”. A tela é bloqueada e o aparelho só poderá ser desbloqueado novamente com a senha cadastrada, evitando que os dados do usuário sejam acessados facilmente.
Como Funciona? O sistema é projetado para reconhecer movimentos repentinos e intensos, como um furto em que o aparelho é puxado da mão do dono. Segundo o Google, a tecnologia pode identificar situações de fuga, seja a pé, de bicicleta, moto ou até mesmo de carro. A interação entre a inteligência artificial e os sensores do aparelho torna a resposta do sistema quase instantânea.
Essa proteção é uma grande vantagem para quem vive em regiões de risco, uma vez que ela dificulta o acesso aos dados pessoais do usuário, oferecendo mais segurança no caso de roubo. Para ativá-la, basta estar com a versão do Android 10 ou superior e certificar-se de que o recurso está habilitado nas configurações de segurança do aparelho.
Por que o Brasil Foi o Primeiro a Receber o Recurso? O Brasil foi escolhido para ser o primeiro país a testar o “modo ladrão” devido aos altos índices de furtos de celulares no país, especialmente em grandes centros urbanos. A medida promete aumentar a segurança dos usuários e facilitar a proteção de informações pessoais sensíveis.
Com essa novidade, o Android fortalece ainda mais a sua linha de defesa contra roubos, oferecendo não apenas um bloqueio imediato, mas também garantindo que os dados armazenados no celular fiquem protegidos até o momento em que o dono consiga recuperar o aparelho ou acessar sua conta de forma segura. A função “Proteção contra roubo” está disponível gratuitamente para dispositivos Android compatíveis, e a ativação é simples, trazendo mais tranquilidade para os usuários que desejam uma camada extra de segurança no dia a dia.
Como ativar o Modo ladrão no celular

- Acesse as “Configurações” (ou “Ajustes”) do seu celular;
- Desça e vá até a opção “Google”;
- Toque em “Todos os serviços” e deslize a tela até chegar em “Proteção contra roubo”;
- Por fim, ative e opção “Bloqueio por detecção de roubo”.
Se preferir, você também pode ativar a opção “Bloqueio de dispositivo off-line”, que está logo abaixo de “Bloqueio por detecção de roubo”. Essa função bloqueia a tela do telefone caso o bandido desligue as redes móveis ou o Wi-Fi, por exemplo, para não ser rastreado.”