Author - admin

Como proteger por senha e criptografar um pendrive ou HD externo? O que é BitLocker do Windows? Veja como usar e ativar o recurso

O BitLocker é a ferramenta de criptografia da Microsoft disponível em PC com Windows 7, 8, 10 e 11; saiba o que é, como ativar e como localizar a chave de recuperação

O BitLocker é a ferramenta de criptografia da Microsoft, disponível no Windows 7Windows 8 e Windows 10 e Windows 11. O recurso permite encriptar o disco rígido do computador, protegendo os documentos e arquivos contra o acesso não autorizado. Ao ativar, o sistema codifica as informações e impede que hackers façam uso delas sem inserir a chave definida pelo usuário. A partir do Windows 7, a Microsoft incluiu a funcionalidade BitLocker To Go, que é capaz de proteger unidades de dados externas, como pen drives e HDs portáteis.

O BitLocker está presente em diversas marcas de PC e notebook, como DellPositivo e Lenovo, por exemplo. No tutorial a seguir, saiba o que é BitLocker no Windows, como ativar o recurso e como localizar a chave de recuperação.

O que é e como funciona a criptografia?

A criptografia é um conjunto de técnicas para impedir o acesso não autorizado a determinados dados. O recurso transforma informações em um emaranhado de caracteres impossível de ser compreendido, que só pode ser “lido” com a chave de decriptação. Além disso, ela garante a integridade de arquivos, detectando modificações de dados.

A criptografia da unidade de disco com o BitLocker impede que usuários não autorizados violem a proteção dos dados do Windows em computadores perdidos, roubados ou desativados de maneira inadequada. Todos os arquivos do usuário e do sistema são criptografados, incluindo arquivos de swap e de hibernação.

Novos arquivos passam pela encriptação de forma automática. No entanto, se você copiar esses arquivos para outra unidade ou outro computador, eles são descriptografados automaticamente.

Quais versões do Windows suportam o BitLocker?

O BitLocker não está disponível em todas as versões do Windows e para todos os computadores.

  • No Windows 7, o recurso está presente nas versões Ultimate e Enterprise, e não é necessário um chip TPM para obter a encriptação do HD. Nesse caso, porém, as funções de proteção ficam limitadas;
  • Para o Windows 8 e Windows 10 é necessário possuir a versão Professional ou Enterprise.
  • No Windows 11, ele está disponível nas versões Windows 11 Pro, Windows 11 Enterprise e Windows 11 SE.
  • O que é TPM?
  • O TPM é um chip especial que roda uma autenticação no seu hardware, software e firmware. Se o TPM detecta uma mudança não autorizada, o PC irá reiniciar em um modo restrito para bloquear potenciais ataques. O próprio BitLocker informa se a sua máquina possui esse chip.

Como ativar o BitLocker no meu PC

Os caminhos para ativar o BitLocker são parecidos em todas as versões do Windows. Você pode encontrar a função de três maneiras:

Método 1. Acesse o “Painel de Controle” do Windows e selecione a opção “Sistema e Segurança”. Em seguida, procure por “Criptografia de unidade de disco BitLocker”. Uma nova janela será aberta e nela estarão listadas as unidades de armazenamento do computador e, ao lado, a opção para ativar o BitLocker.

Método 2. Vá até o “Meu Computador”, clique com o botão direito sobre o disco que deseja criptografar e depois selecione “BitLocker”.

Método 3. Abra o menu iniciar e, em seguida, pesquise por “BitLocker”. Se o seu sistema e computador forem compatíveis, o resultado correspondente irá aparecer.

Caso você esteja usando o Windows 10, siga este procedimento: Iniciar > selecione Configurações > Atualização e Segurança > Criptografia do dispositivo. Se criptografia não aparecer, esse recurso não está disponível.

No Windows 11, o passo a passo também muda: Iniciar > Configurações > Privacidade e segurança > Criptografia do dispositivo. Se a criptografia não aparecer, esse recurso não está disponível.

Como localizar a chave de recuperação do BitLocker

O sistema pode solicitar a sua chave de recuperaçāo do BitLocker. Nesses casos, é possível encontrá-la em sua conta Microsoft. Para isso, abra o navegador no seu PC e entre na conta Microsoft para encontrar sua chave de recuperação. Outra possibilidade e acessar o link (https://account.microsoft.com/devices/recoverykey) para achar a chave.

Fonte: Techtudo

COMO SABER SE O SITE É CONFIÁVEL

Achou algo que você quer comprar a um preço muito bom em um site que você não conhece?

Quer saber se este site é confiável?

Agora é possível checar alguns dados do site para avaliar se é um site confiável ou não.

Siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse www.siteconfiável.com.br
  2. Digite no campo em branco o site a ser verificado.
  3. Clique em “Verificar Site”

4. Ao fim será exibido o resultado. Deve-se ter atenção a sites registrados há pouco tempo.

O que fazer quando roteador Wi-Fi deixa a Internet lenta

Lista com dicas sobre o que fazer quando o roteador deixa a Internet bem lenta.

Os roteadores wireless são peças importantes do dia a dia de quem usa a Internet. Por não necessitarem de manutenção constante, é comum serem confiáveis ao ponto de esquecermos que eles também podem apresentar defeitos. Entretanto, muito tempo ligado, assim como outros fatores, podem influenciar no desempenho desses aparelhos. Confira dicas do que fazer quando seu roteador deixar a sua Internet lenta.

– Identifique que o problema é o roteador

Antes de culpar o roteador wireless pela lentidão na rede, é preciso identificar que o problema é ele mesmo. Isole a questão limitando a conexão de aparelhos. Caso esteja em sua residência, desligue todos os aparelhos que possam utilizar a Internet, e então, teste a velocidade da mesma. Você pode usar o teste de velocidade do TechTudo. Caso a Internet seja compartilhada pelo roteador a partir de um modem, conecte um computador ou notebook no modem para realizar o teste.

Muitas vezes, uma queda de velocidade na internet pode ser atribuída a muitos equipamentos fazendo uso da mesma. No uso doméstico, smartphones e tablets com muitos aplicativos podem ser vilões em potencial. O motivo são configurações que permitem atualização automática de aplicativos. O mesmo acontece com computadores com muitos programas marcados para iniciar junto com Windows. Programas de compartilhamento de arquivos são os grandes vilões.

Outro motivo pode ser um computador com problemas. Por isso, é importante verificar se o motivo da lentidão não é o computador estar infectado com algum vírus ou problemas mais graves, como um disco rígido defeituoso. Caso você tenha certeza que não é nada disso, passamos para o passo seguinte.

– Reinicie o roteador

O próximo passo lógico é reiniciar o roteador wireless. Procure pelo botão de ligar/desligar do aparelho. Alguns deles não possuem tal botão, então será necessário remover o plug da energia elétrica.

Caso não saiba como acessar o painel de configuração, apenas retire e coloque o plug de energia

O motivo de tal medida é o fato de alguns roteadores mais modestos não suportarem algumas rotinas de gerenciamento de rede por muito tempo. Ao deixar o roteador ligado por dias seguidos, o cache para logs do sistema e outras atividades podem começar a fazer o roteador sobrecarregar-se.

O processo de reboot do roteador pode ser feito também direto da página de configuração do mesmo. O processo varia de acordo com o modelo e marca do roteador.

É possível reiniciar o roteador direto da página de configuração do mesmo

Alguns modelos costumam reiniciar-se sozinhos de tempos em tempos, mas quando a Internet está muito lenta, não custa tentar realizar o procedimento para ver se o roteador volta a distribuí-la de maneira normal. Então, deslize o roteador por alguns minutos, para então religá-lo. Esse procedimento pode resolver alguns problemas complexos rapidamente.

– Mudar de posição e melhorar a intensidade do sinal

Outro problema que pode resultar em uma Internet lenta é o posicionamento do roteador na residência. Além da distância, a interferência causada por obstáculos, e até outros eletrodomésticos, podem diminuir a intensidade do sinal.

Evite que o roteador fique próximo a aparelhos que utilizam a mesma frequência de transmissão como telefones sem fio e fornos de micro-ondas. Esses aparelhos emitem frequência na mesma banda dos roteadores wireless mais comuns (2.4Ghz) e podem causar interferência e até cancelar o sinal de rede por alguns instantes. Há duas soluções nestes casos. A primeira, é mudar o roteador de posição, deixando-o em um local mais próximo dos equipamentos que utilizam a Internet. A outra solução é colocar o roteador distante de aparelhos que causam interferência.

Repetidores wireless aumentam o sinal da rede Wi-Fi

Para os casos em que a distância está causando a queda de sinal ou lentidão, o usuário pode trocar a antena do roteador por uma de maior intensidade. A troca não exige conhecimentos técnicos, basta retirar a antena antiga e encaixar a nova. Obviamente esse procedimento só pode ser realizado em roteadores com antenas externas.

Outro modo de aumentar a intensidade de sinal é instalar repetidores wireless. Tais repetidores permitem aumentar e até dobrar a distância do sinal da rede. Outra solução engenhosa, e digna do professor pardal, é utilizar uma lata vazia de refrigerante ou cerveja para canalizar o sinal. O procedimento é simples, basta cortar a lata e “abri-la” para então encaixar na antena.

– Reconfigure o roteador para melhorar a segurança e evitar interferências

Uma possibilidade para a lentidão da Internet é que a sua rede esteja comprometida. Ou alguém está utilizando sua rede, roubando o seu sinal, ou redes sem fio vizinhas estão causando interferência. Nos casos em que você suspeita que estão utilizando a sua rede Wi-Fi sem a sua autorização, reconfigure o roteador alterando não apenas a senha de acesso, mas também a senha para a página de configuração do roteador. Não apenas isso. Caso utilize um sistema de criptografia antigo, como WEP, altere para WP2.

Senhas WEP podem ser hackeadas em menos de cinco minutos

Já nos casos em que a rede está sofrendo alguma interferência das redes vizinhas. Entre nas configurações do roteador e mude o canal. Utilize programas como o Xirrus Wi-Fi Inspector no PC ou aplicativos para Android como o Wifi Analyzer. Com eles, você consegue descobrir em que canal a rede dos seus vizinhos está operando e pode configurar o seu roteador para trabalhar em um canal que não é utilizado.

Qual o melhor roteador para se ter em casa? Opine no Fórum do TechTudo.

Enfim, se nada der certo e o problema não for no provedor da Internet, pode ser que seu roteador esteja com problemas. Nesse caso, o recomendado será levar em uma assistência técnica, ou comprar um novo, já que muitos roteadores de qualidade encontram-se na faixa de preço do conserto de um roteador usado.

Fonte: Techtudo

Li-Fi é padronizado e promete ser mais rápido que Wi-Fi e 5G; entenda

O Li-Fi também é mais seguro, já que a luz não atravessa parede, porta ou cortinas e assim os dados ficam contidos no cômodo

Sabe o Wi-Fi do seu roteador moderno e muito capaz? Então, ele está prestes a encontrar concorrência com a luz emitida por uma lâmpada e ela promete entregar dados em uma velocidade maior até que o 5G. A novidade vem do novo nome chamado Li-Fi, com padrão 802.11bb estabelecido nesta semana para o mercado.

O que você precisa saber:

  • O Li-Fi é um tipo de rede já em estudos desde a década passada, mas só agora ganhou padrão 802.11bb
  • Ela utiliza luz no lugar de ondas de rádio do Wi-Fi e promete ser mais veloz que até que o recente e já rápido 5G
  • Este tipo de conexão pode ser confinada em um só cômodo, protegendo o acesso da rede justamente por conta da luz não atravessar uma parede, porta e até cortina como o Wi-Fi faz
  • A estrutura do Li-Fi depende de uma lâmpada LED, que oscila a iluminação em uma frequência imperceptível para os nossos olhos

Todas as redes Wi-Fi utilizam ondas de rádio em frequências específicas, mas em um espectro não visível para as pessoas. Com ela temos o conforto de não incomodar e nem atrapalhar nada da casa, junto do alcance superior ao atravessar paredes sem muita dificuldade.

Existe outra forma de enviar dados, ao utilizar a luz. Ela perde a possibilidade de sair do quarto e chegar na sala atravessando a parede, mas o padrão estabelecido para ela, com código de 802.11bb, promete algo importante: velocidade. O documento sobre esta tecnologia foi assinado pelo IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos em tradução literal), associação internacional já responsável por regularizar o Wi-Fi. “Ao aproveitar o espectro de luz, o Li-Fi pode liberar comunicações sem fio mais rápidas e seguras com segurança muito superior quando comparado com tecnologias tradicionais como Wi-Fi e 5G.”

Limitação do Li-Fi é sua segurança extra

A segurança levantada para o Li-Fi vem justamente da incapacidade de transmitir dados por objetos opacos, como paredes e portas, ou mesmo cortinas. Com isso a informação pode ser contida em um local fechado, como seu quarto ou casa, enquanto utiliza o próprio sistema de iluminação do imóvel e ele pode estar em múltiplos pontos, como no teto e abajur.

A estabilidade é ligada ao sistema diferente e que não utiliza ondas de rádio do Wi-Fi, enquanto a velocidade pode ser alcançada justamente pela proximidade do emissor (a lâmpada) e receptor, seja um celular, computador ou dispositivo vestível.

A tecnologia utiliza lâmpadas comuns de LED e elas pulsam a luz visível em velocidades bastante altas, imperceptíveis para os olhos humanos. Sensores no lugar das antenas Wi-Fi dos dispositivos captam estas alterações na frequência da iluminação e as convertem em dados.

É mais ou menos a mesma forma como funciona a fibra óptica para internet, mas no Li-Fi a comunicação é feita em área e não fica confinada em um cabo.

Fonte: Olhar Digital

6 formas de usar o ChatGPT para ser mais competente no seu trabalho

Chatbot pode ajudar a resolver problemas, planejar tarefas e tomar decisões profissionais; veja como utilizar a inteligência artificial da OpenAI como aliada no trabalho

1. Formular um projeto ou plano de ação

O ChatGPT pode ser um aliado para organizar projetos, trazendo sugestões práticas para quem precisa atingir metas profissionais. Independente da área de atuação do usuário, a ferramenta é capaz de criar planos de ação detalhados, levando em consideração os objetivos e o tempo disponível para executar as tarefas.

Para utilizar esse recurso, basta escrever comandos bem detalhados, como: “Apresente um plano de ação para [escreva o projeto que pretende realizar e informe sua área de atuação]. Meu objetivo é [insira seus objetivos] e o prazo que tenho para isso é [informe o prazo]. Monte um cronograma de ação em formato de tabela”.

Exemplo de um planejamento profissional sugerido pelo ChatGPT

2. Superar dificuldades técnicas ou profissionais

Por meio do chatbot da OpenAI, é possível obter sugestões úteis para solucionar problemas ou superar desafios no trabalho. Basta especificar a área de atuação, indicar as dificuldades encontradas e pedir orientações. O usuário pode buscar diferentes formatos de resposta para as instruções solicitadas, como checklists, tabelas ou tutoriais. Uma sugestão é utilizar o comando “A maior dificuldade de um [insira sua profissão] é [indique a dificuldade]. Crie um tutorial para resolver o problema”.

Tutorial criado pelo ChatGPT em exemplo profissional

3. Tomar decisões

Fazer escolhas e tomar decisões no trabalho pode ser desafiador. Em casos de dúvidas ou impasses, o ChatGPT pode ser acionado para auxiliar profissionais a buscar soluções mais assertivas, considerando os prós e contras de cada situação. Nesse caso, é importante checar a resposta apresentada pelo chatbot e conferir se os argumentos sugeridos são baseados em informações verdadeiras e atualizadas. Para usar a inteligência artificial como aliada na tomada decisões, o profissional pode indicar o seguinte comando: “Apresente [número] argumentos contra e [número] a favor de [insira uma ideia, proposta, serviço ou produto]”.

Comando no ChatGPT pode ajudar na tomada de decisões no trabalho

4. Gerar ideias e insights

O chatbot também pode ser uma ferramenta útil para estimular a criatividade, ajudando a encontrar orientações e sugerindo ações para desenvolver projetos em áreas diversas. Ao apresentar a demanda profissional e solicitar uma lista de ideias, o ChatGPT fornece sugestões específicas para você atingir seus objetivos. Uma forma de explorar esse recurso é escrever comandos como “Dê ideias para um [profissão] desenvolver [projeto] para [objetivo]. Apresente uma lista com o passo a passo para executar essas propostas”.

ChatGPT pode ser usado como fonte de ideias para o trabalho

5. Antecipar problemas e identificar soluções

Profissionais que previnem crises e se preparam para lidar com dificuldades tendem a superar desafios mais rapidamente. O ChatGPT pode ser utilizado para antecipar cenários, identificar possíveis problemas e buscar soluções em caso de imprevistos. Para isso, é possível usar comandos bem específicos, como “Quais são os principais desafios para um [profissão] que precisa [indique a tarefa ou projeto a ser executado]? Apresente uma lista com soluções práticas para cada um desses desafios”.

É possível usar o ChatGPT para estudar e evitar dificuldades profissionais

6. Se atualizar ou se aprimorar

Por fim, o chatbot também pode ser um ponto de partida para profissionais que buscam se atualizar na área em que atuam ou que precisam se aprimorar no trabalho. É possível identificar quais são as novidades do segmento escolhido, buscar informações úteis e até encontrar sugestões de temas para estudar.

ChatGPT pode ajudar a criar plano de estudos para atualização profissional

O ChatGPT ainda ajuda a encontrar notícias, materiais didáticos e cursos online e pode ser acionado para elaborar um planejamento de estudos. Para explorar essa possibilidade, são recomendados prompts como Como [indique sua profissão], o que preciso saber sobre [tema de interesse]? Crie um plano de estudos em forma de tabela, indicando os temas em ordem de prioridade. Indique sites onde posso aprender mais sobre cada um dos temas”.

Fonte: Techtudo

Google Drive ganha função para anotação em PDFs, com caneta Stylus ou ponta dos dedos

Assine, desenhe ou anote PDFs no Google Drive do Android sem precisar imprimir

De acordo com uma divulgação feita pelo Google, a gigante da tecnologia vai agora permitir que os usuários façam anotações em arquivos PDF diretamente a partir do aplicativo Google Drive para Android. Com este novo recurso, os usuários poderão destacar, sublinhar e adicionar notas aos seus documentos PDF, o que os tornará mais produtivos e eficientes em suas tarefas diárias.

O aplicativo Google Drive permite aos usuários de dispositivos Android fazer anotações em documentos abertos na tela, sejam elas feitas com o dedo ou com uma caneta stylus para maior precisão. Além disso, o recurso permite aos usuários assinar documentos e salvar o conteúdo em formato PDF, mesmo quando o arquivo original não veio neste formato. A nova função está disponível para usuários de Android 6.0 Marshmallow ou superior. Com esta nova funcionalidade, o Google Drive promete ser uma ferramenta ainda mais valiosa para aumentar a produtividade e eficiência dos usuários.

Como anotar PDFs no Android

Confira o passo a passo de criar uma anotação em um arquivo PDF no Google Drive:

  1. Em seu dispositivo Android, abra o aplicativo Google Drive.
  2. Para entrar no modo de visualização, abra o PDF que você deseja anotar.
  3. Na parte inferior direita, toque no botão “anotar”.
  4. Uma barra de ferramentas abre com várias opções de anotação. Você pode usar uma caneta stylus ou seu dedo para selecionar a ferramenta de anotação desejada.

Dica: Você pode tocar e segurar a barra de ferramentas para fixá-la em qualquer lado da tela. Você pode salvar o PDF original ou criar uma nova cópia com um novo nome. Se você salvar a nova cópia com um novo nome, a cópia original permanecerá inalterada.

Google Drive ganha função de copiar e colar

Apesar de ser um dos maiores serviços de armazenamento em nuvem, o Google Drive não oferecia aos usuários algumas ferramentas e atalhos importantes. No início de 2022 uma atualização que conta com recursos básicos frequentemente solicitados pelos usuários foi finalmente implementada, disponibilizando a função de copiar e colar através de atalhos com Ctrl + C e Ctrl + V no Windows ou Cmd + C, e Cmd + V no Mac. Agora é possível utilizar o comando Ctrl + X e Ctrl + V ou Cmd + X e Cmd + V para recortar e colar pastas e documentos. Apesar de simples, a nova atualização facilitam muito a rotina do usuário, que antes tinha que mover arquivos de pasta em pasta. Sobre isso, a equipe do Google ressalta: “Isso economiza seu tempo ao permitir que você copie um ou mais arquivos e os mova para novos locais no Drive e em várias guias com menos cliques.” 

Malware é identificado em 60 aplicativos da Google Play Store; confira a lista

A ameaça coleta dados de aplicativos instalados, o histórico de informações de dispositivos, Wi-Fi, Bluetooth e localizações de GPS

Um malware chamado Goldoson foi identificado recentemente em cerca de 60 aplicativos legítimos da Google Play Store, que já tiveram mais de 100 milhões de downloads. O vírus estava na biblioteca de terceiros, um componente usado por desenvolvedores para otimizar a criação dos apps.

A ameaça, descoberta por pesquisadores da empresa de segurança McAfee, é capaz de coletar dados de aplicativos instalados, o histórico de informações de dispositivos Wi-Fi, Bluetooth e localizações de GPS.

Os aplicativos também cometem abusos por fraudes publicitárias rodando anúncios em segundo plano sem o consentimento dos usuários.

As descobertas foram compartilhadas com o Google, que por sua vez notificou os desenvolvedores dos aplicativos que estavam violando as políticas da Play Store e precisavam de atualizações para continuarem disponíveis. De acordo com a McAfee, parte dos aplicativos foi removida e outra atualizada.

Confira os aplicativos afetados pelo malware e sua situação na Google Play Store (removido ou atualizado):

  • L.POINT com L.PAY  – Atualizado
  • Swipe Brick Breaker  – Removido
  • Despesas e orçamento do Money Manager – Atualizado
  • TMAP – Atualizado
  • Lotte Cinema – Atualizado
  • Genie Music – Atualizado
  • Cultureland versão – Atualizado
  • GOM Player – Atualizado
  • Megabox – Removido
  • Pontuação AO VIVO Pontuação em tempo real – Atualizado
  • Pikicast – Removido
  • Compass 9: Smart Compass – Removido
  • GOM Audio – Música, Sincronizar letras – Atualizado
  • TV – Tudo sobre vídeo – Atualizado
  • Guninday – Atualizado
  • Item mania – Removido
  • LOTTE WORLD Magicpass – Atualizado
  • Bounce Brick Breaker – Removido
  • InfiniteSlice Infinite Slice – Removido
  • Norae bang – Atualizado
  • SomNote – Aplicativo de notas bonitas – Removido
  • Korea Subway Info: Metroid – Atualizado
  • GoodTVBible – Removido
  • Happy Mobile Happy Screen – Atualizado
  • UBhind: Mobile Tracker Manager – Removido
  • Mafu Driving Free – Removido
  • Cantora WorldCup – Atualizado
  • FSP Mobile – Removido
  • Gravador de áudio – removido
  • Catmera – Removido
  • Cultureland Plus – Atualizado
  • Simple Air – Removido
  • Lotteworld Seoul Sky – Atualizado
  • Snake Ball Lover – Removido
  • Jogar Geto – Removido
  • Memorando de Memória – Removido
  • PB Stream – Removido
  • Money Manager (Remover Anúncios) – Atualizado
  • Inssaticon – Emoticons fofos – Removido
  • ECloud – Atualizado
  • SCinema – Atualizado
  • Bilheteria – Atualizado
  • Lotteworld Aquarium – Atualizado
  • Parque Aquático Lotteworld – Atualizado
  • Mapa T para KT, LGU+ – Removido
  • Número aleatório – Atualizado
  • Carregador AOG – Removido
  • GOM Audio Plus – Música, Sincronização – Atualizado
  • Swipe Brick Breaker 2 – Removido
  • Safe Home – Removido
  • Chuncheon – Removido
  • Fantaholic – Removido
  • Cinecube 5K – Atualizado
  • TNT – Removido
  • Bestcare Health – Removido
  • InfinitySolitaire – Removido
  • Novo cofre – Removido
  • Cashnote – Removido
  • TDI News – Removido
  • Eyesting – Removido
  • TingSearch – Removido
  • Krieshachu Fantástico – Removido
  • Yeonhagoogokka – Removido

Se o usuário tiver algum desses aplicativos instalados no celular, a recomendação é verificar a situação na lista acima. Caso tenha recebido uma atualização, a recomendação é instalar quanto antes. Se a aplicação foi removida é necessário desinstalar.

Ataques cibernéticos batem recorde em 2022

‘Fraude do CEO’ está entre as ameaças mais detectadas, segundo relatório da Trend Micro

Em um padrão crescente, os ataques cibernéticos atingiram novo recorde em 2022, conforme concluiu relatório anual da Trend Micro, empresa japonesa de cibersegurança. De acordo com estudo da companhia, 2022 registrou 146 bilhões de tentativas de golpe em todo o mundo, um recorde comparado aos 94 bilhões de incidentes em 2021. 

  • A diferença dos números de um ano para outro representa um aumento de 55% nos ataques; 
  • Segundo especialistas, a adoção de regimes híbridos ou de home office pelas empresas devido à pandemia da covid é a grande responsável pela mudança no cenário de ameaças; 

Entre as principais ameaças bloqueadas em 2022 ficaram os golpes por e-mails e as URLs e Arquivos maliciosos. Em três anos, houve um aumento de 365% nos ataques para invadir contas corporativas — foram 253 milhões de registros em 2022, um recorde para a categoria. 

O golpe do falso CEO lidera o campo de ataques por e-mail. Conhecido também como Business Email Compromise (BEC), o golpe foca, na maioria das vezes, nas áreas de administração e finanças ao comprometer contas de e-mail corporativo.  

Os BEC representam mais perdas para as empresas do que quaisquer outros tipos de golpes. O FBI fez um levantamento em que constatou que este tipo de fraude gerou um lucro de mais de US$ 43 bilhões para cibercriminosos entre 2019 e 2021. 

Entre os países mais atingidos por esse tipo de fraude estão os Estados Unidos, Austrália, Canadá e Nova Zelândia. 

A diversificação do ransomware 

pesquisa da Trend pontuou também que, embora os ataques de ransomware tenham diminuído, eles se tornaram mais sofisticados, portanto, mais perigosos. Foram 15,7 milhões de incidentes registrados em 2022 – 12% maior que 2021, mas bem menor que o nível de bilhões vistos em 2016.  Distribuído antes massivamente, agora os ransomwares são direcionados com uma linguagem multiplataforma que é mais difícil de analisar e detectar por mecanismos antivírus. 

Microsoft Edge 110 chega com transferência rápida de arquivos entre PC e celular

O Microsoft Edge 110 foi lançado para o público geral hoje (10). A atualização é encorpada com uma série de melhorias, refinamentos em segurança e a estreia do Drop, função que permite compartilhar arquivos e anotações entre dispositivos que usam Edge na mesma conta da MS.

A ferramenta Drop “oferece uma forma simples de enviar arquivos e anotações entre dispositivos, seja o celular ou desktop”, descreve a Microsoft. O recurso fica disponível na barra lateral do navegador: basta arrastar arquivos, prints e anotações para a seção e você enviará os dados para os aparelhos vinculados.

O Drop do Edge aproveita o ecossistema da Microsoft para enviar arquivos, ou seja, requer que todos os dispositivos envolvidos na transferência de dados esteja conectado à mesma conta da MS. O recurso usa o armazenamento do OneDrive para efetuar o compartilhamento, então é necessário que haja espaço disponível na nuvem para funcionar.

No Drop, o usuário terá cinco opções diferentes para lidar com os arquivos: abrir no OneDrive online, abrir com app associado, copiar, abrir na pasta e excluir.

A primeira vez que o Drop apareceu foi em novembro do ano passado, quando a novidade foi disponibilizada no Edge Canary, versão experimental do navegador.

Outras mudanças

Além do Drop, o Microsoft Edge 110 também introduz outras mudanças importantes, como as novas políticas do Leitor Imersivo. A função adapta qualquer texto da web para uma interface padronizada para facilitar a leitura, removendo anúncios, janelas e outros detalhes desnecessários que podem bagunçar o conteúdo.

Com as novas regras, administradores remotos podem controlar a disponibilidade da ferramenta de gramática e recursos de dicionário de imagens no Leitor Imersivo.

Por fim, o último recurso adicionado ao navegador é a sincronização para clientes conectados do Azure Active Directory. A sincronização permite salvar informações de todas as instâncias conectadas do Edge, incluindo senhas, histórico de navegação e guias abertas.

Atualização gradativa

Como sempre, a Microsoft distribui o Edge 110 como atualização de forma gradativa no mundo inteiro. A nova versão do navegador pode ser baixada manualmente no site do programa, porém, se você já for usuário do app, basta ir no menu do canto superior direito > Ajuda e comentários > Sobre o Microsoft Edge para fazer uma varredura e instalar o update.

Será este o fim das planilhas de excel linkadas? Ainda não!

Microsoft está trabalhando para acabar com mais um vetor de contaminação a partir de documentos do Office. A bola da vez são os arquivos XLL anexados a arquivos do Excel, que não funcionarão mais por padrão quando seus recursos são obtidos da internet a partir de uma atualização que deve ser liberada em março a todos os usuários.

A partir da mudança, será exibido um alerta de segurança, citando os riscos de uso do arquivo, a ausência de certificado e indicando a desativação. O usuário deverá aceitar a execução dos arquivos XLL a cada documento aberto, dificultando, assim, um dos principais meios de disseminação de malware, principalmente, contra o mercado corporativo.

A mudança é semelhante ao bloqueio automático na execução de macros do Office, implementada em julho do ano passado como medida de segurança. Foi, também, a alteração que levou os criminosos a buscarem outros meios, com os XLL sendo apenas um exemplo, ao lado de imagens de disco ou documentos do OneNote com dados anexos, todos usados como forma de ludibriar vítimas e escapar da detecção de softwares de segurança.

A partir da mudança, será exibido um alerta de segurança, citando os riscos de uso do arquivo, a ausência de certificado e indicando a desativação. O usuário deverá aceitar a execução dos arquivos XLL a cada documento aberto, dificultando, assim, um dos principais meios de disseminação de malware, principalmente, contra o mercado corporativo.

A mudança é semelhante ao bloqueio automático na execução de macros do Office, implementada em julho do ano passado como medida de segurança. Foi, também, a alteração que levou os criminosos a buscarem outros meios, com os XLL sendo apenas um exemplo, ao lado de imagens de disco ou documentos do OneNote com dados anexos, todos usados como forma de ludibriar vítimas e escapar da detecção de softwares de segurança.

Fonte: Canaltech

Fale Conosco via WhatsApp

Powered by themekiller.com watchanimeonline.co