CÂMERAS INTELIGENTES
Bem vindo ao futuro!
Há quase 2 décadas, filmes como Minority Report, dirigido por Steven Spielberg, fizeram a cabeça das pessoas exibindo um mundo em 2054 no qual a polícia de Washington conseguia prever crimes graças a humanos mutantes. Além disso, existiam equipamentos como luvas interativas, reconhecimento facial e de íris, carros conectados e muitas outras coisas em que, na época de seu lançamento, em 2002, era difícil de acreditar.
Mesmo hoje, muitas das tecnologias nas telas parecem distantes do nosso cotidiano, como o Olho de Deus da franquia Velozes e Furiosos, que permite identificar pessoas em milésimos de segundo em uma megalópole nos Estados Unidos.
No filme, rapidamente é possível encontrar um rosto em uma cidade utilizando o conceito de Inteligência Artificial das Coisas (AIoT) através de qualquer câmera.
Aos poucos, várias dessas coisas já se tornaram realidade ou estão prestes a transformar a ficção no nosso dia a dia. Para que isso seja possível, existem diversas empresas executando anos de estudos, testes e colocando-os em prática.
Há recursos de AIoT para cidades e grandes empresas, agregando valor à Internet das Coisas (IoT) através de sistemas ultramodernos compostos por algoritmos capazes de identificar pessoas, animais, objetos, cores, emoções, vestimentas, comportamentos, placas de carro e até mesmo prever potenciais crimes.
Essa tecnologia permite prever crimes graças ao apoio de machine learning. Em uma cidade como São Paulo, seria humanamente impossível visualizar milhares de câmeras, mas a inteligência artificial é capaz de tornar isso realidade e trazer tranquilidade a todos. Pesquisas realizadas na Ásia apontam que cidades seguras podem ter um crescimento em seu Produto Interno Bruto (PIB) que ultrapassa dois dígitos.
Já é possível contar com essa tecnologia a um preço acessível.
Obviamente o sistema é mais oneroso que um sistema convencional de câmeras, porém é possível fazer de forma hibrida, tornando o sistema de câmeras escalável.
É possível eleger quais câmeras contarão com a inteligência artificial, o que é interessante, pois os pontos que não são estratégicos podem permanecer com câmeras convencionais.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.